Dicas da LCR: Tempo, como administrá-lo

Dicas da LCR:Tempo, como administrá-lo

Tem se tornado um desafio a administração do tempo. Um dia pode ser pouco para tantos afazeres.

A falta de tempo também é muito usada para se desculpar pelo não feito. Mas tem um ditado que diz: “Tempo é dinheiro”, então como fazer para não sermos tão afetados por ele e também para sabermos usá-lo ao nosso favor.

Hoje muitas pessoas estão conectadas 24h por dia e muitos estão por isso dormindo pouco. A distância para o trabalho ficou maior, devido ao grande volume de veículos na rua. E-mails em celular, telefonemas respondidos em qualquer lugar. Tempo para trabalhar, para se divertir, tempo, tempo…

O tempo é muito individual. Para ajudar a administrar o tempo melhor sugiro o uso de uma ferramenta antiga, a agenda. Não é importante só tê-la e sim saber usá-la, estar com você o máximo de tempo possível, ela não precisa ser de papel e sim via Internet ou online. O dia a dia deve estar nela, com as tarefas, a duração aproximada de cada etapa,tempo para as reuniões, para as obrigações do dia a dia, para as pendências, com isso você será o gerente do seu tempo. Administre o tempo que você gasta em cada atividade, deixe sempre um tempo para as urgências ou contratempos. Você é o gestor do seu tempo, saiba se liderar, se administrar. Sempre veja onde você pode melhorar. Você não deve confiar na sua memória, você pode esquecer e através dessa ferramenta você também terá outras coisas para pensar, ou seja poderá ter a cabeça mais livre.

Priorizar dias para reuniões e estabelecer prioridades. Se antecipar, planejando o seu dia, semana.

Usar e-mails, facilita muito tê-lo no celular mas se faz necessário que no tempo usado para o descanso se desligue o celular ou os celulares, pois hoje muitas pessoas têm mais de um, dois ou três.

Saiba que o tempo é seu e de ninguém mais.

Por:
Regina Célia