O tal do tempo

Fui convidada a enviar algum assunto para a matéria da semana do Jornal Mesa de Bar. Foi-me dito que, não teria muitos dias para fazê-lo e pensei: -será que terei tempo para tal, foi daí que surgiu a ideia de escrever sobre a questão do tempo.

Todos os dias ouço, várias pessoas falando que o dia a dia passa muito rápido e que normalmente não têm tempo pra realizar algumas coisas  que gostariam.

Em se tratando do dia a dia do mundo organizacional, então o tempo piora, ninguém tem mais tempo.

Aqui na LCR, fazemos muitos treinamentos com dinâmicas e um assunto muito abordado por nós é o tal do tempo.

Primeiro falamos em como fazer para que, em um dia de trabalho, dê para serem executadas todas as tarefas. Começamos por dividir as tarefas em urgentes e importantes e estabelecermos prioridades.

Depois fazemos um planejamento do nosso dia, tão logo cheguemos ao nosso ambiente de trabalho e em sabedores que “nós é que passamos no tempo” e não o contrário, é que temos que saber administrá-lo da melhor maneira possível.

A organização ajuda em muito na economia do tempo.

A liderança tem que estar organizada, até para facilitar os pedidos.

E-mails, hoje temos uma infinidade deles e pensamos ser mais interessante a leitura em momentos estratégicos e não a todo o momento.

As reuniões devem ser o mais produtivas e consistentes, fazer um roteiro antes das mesmas e não devem ser convocadas a toa.

Ter tempo mesmo em se tratando de estar no trabalho, deve-se dar um tempo para procurar não operacionalizar nada e com isso deixar as idéias criativas entrarem.

Aprenda a dizer não.

Não procure a perfeição.

Ter objetivos, metas e missão são fontes importantes de sentido e direção.

Mesmo assim não se deve ter pressa e sim conferir tudo o que está sendo feito.

Ao sair do trabalho dedique tempo para exercitar, para dormir, pois com o déficit do sono, pode ocorrer perda de eficiência no desempenho.

Não esqueça do lado espiritual e ainda guarde um tempinho para nada  fazer, só relaxar.

Foi assim que consegui um tempinho para escrever isto.